domingo, 25 de abril de 2021

VACINA VENCIDA: Dados do Ministério da Saúde mostram que Alagoa Grande e mais 5 cidades da Paraíba aplicaram as doses


As cidades paraibanas que receberam e aplicaram doses vencidas do imunizante, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde / Portal Metrópoles, foram: Alagoa Grande (69 doses); Brejo dos Santos (1 dose); Campina Grande (4); Esperança-(15); Itapororoca (4); e Queimadas (1).

Para chegar a informação, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Portal Metrópoles, cruzou as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para as unidades da federação, onde constam a data de vencimento para cada lote.

Ainda de acordo com os dados levantados, o problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford fabricadas na Índia e importadas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.

Além de Alagoa Grande com 69 Casos, também estão  na lista dos que aplicaram a vacina vencida os seguintes Municípios da Paraíba

  • BREJO DOS SANTOS-PB – 1
  • CAMPINA GRANDE-PB – 4
  • ESPERANÇA-PB – 15
  • ITAPOROROCA-PB – 4
  • QUEIMADAS-PB – 1

A validade

Segundo a bula da vacina no site da Anvisa, a validade do imunizante é de seis meses a partir da data de fabricação, e o produto não deve ser usado após o prazo previsto. “Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original”, diz o documento oficial.

De acordo com o registro no Ministério da Saúde, o lote 4120z001 foi autorizado para ser distribuído em 24 de fevereiro e vencia em 29 de março. A maior parte dos casos de aplicação de vacinas vencidas mapeados pela reportagem se refere a esse lote. Foram 869 casos identificados em cinco estados. Já os lotes 4120Z004 – com 108 casos em cinco estados – e 4120Z005 – 277 casos em 17 Unidades da Federação – foram autorizados em 22 de janeiro e venceram em 13 e 14 de abril, respectivamente.

Os dados oficiais registram a aplicação de vacinas até 21 dias após o vencimento.

Em uma Nota Oficial, a Secretaria de Saúde de Alagoa Grande fala que identificou o problema de forma imediata em um pequeno grupo de pessoas (69 segundo apurado pelo Ministério da Saúde/Portal Metrópoles) nas quais foram aplicadas as doses dos respectivos lotes. Mas as perguntam que ficam são: 

  1. Quem era o responsável ou responsáveis por averiguar essas datas de vencimento?
  2. Por que a Secretaria não aplicou essas doses já que chegaram com data muito próximo ao vencimento?
  3. A Secretaria identificou o problema de imediato ou só depois da reportagem?
  4. Os responsáveis no Município serão penalizados por um erro tão grave?
O certo é que agora a população vai ficar de olho no desfecho desse caso e que a Secretária de Saúde faça o possível e o impossível para apurar as responsabilidades e quem de direito errou.

Veja abaixo  a nota da Secretaria de Saúde de Alagoa Grande:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts